segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Formatos de Imagem e Compressão de Imagem


Formato de imagem bitmap: O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.


Resultado de imagem para jpeg



Formato GIF
Sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.
Resultado de imagem para gifs
Formato PNG
O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF, conforme explica o tópico anterior.

Resultado de imagem para bonecos png

Formato TIFF

Sigla para Tagged Image File Format, o TIFF consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.
Resultado de imagem para tiff

Formato BMP

O formato de arquivo BMP é composto de um conjunto de especificações imagem de codificação implementados para a produção de arquivos de imagem raster descompactados. Esses arquivos de imagem bitmap são presos com cabeçalhos de arquivo que incluem identificadores de bitmap entre outros detalhes específicos do conteúdo da imagem dos arquivos BMP correspondentes.



Formato PDF


O ficheiro PDF foi criado pela Adobe Systems, que tencionava criar um formato de ficheiro capaz de ser lido da mesma forma em todos os computadores. Hoje em dia, o PDF é o formato de ficheiro favorito no que toca à partilha de documentos
Resultado de imagem para pdf

Formato de ficheiro de imagem vetorial:

Resultado de imagem para formato cdr
Formato CDR

Formato Vetorial do Corel Draw e tem um formato de arquivo em valor multipágina.








Compressão com perdas:

Definido como operação que admite alguma perda de qualidade dos dados
A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, a informação é diferente da original, mas suficientemente parecida para que seja útil.
Exemplo : a maioria das imagens .jpg na internet em que se percebe uma diminuição da qualidade próximo às bordas ou trocas de cor na imagem.


Compressão sem perdas:

Definido como uma operação sem perdas de nenhum dado
A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, todas as informações são recuperadas
Exemplo: ficheiros bzip, gzip, .gz
Os mais conhecidos são o .zip ou .rar.



Webgrafia: https://www.infowester.com/imagens.php

Imagem e Cor

Imagem digital
A representação visual de um objecto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se através de diversos procedimentos ou técnicas, como a fotografia, a pintura ou o vídeo.Digital, por sua vez, é aquilo que é relativo aos dedos, ainda que actualmente o conceito seja usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário (em dois estados).

Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária (composta de uns e de zeros).

"Uma imagem vale mais que mil palavras"






Resultado de imagem para uma imagem vale mais que mil palavras
“Uma imagem vale mais que mil palavras” é uma expressão popular criada pelo filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens. 




O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).

Cor

Resultado de imagem para corCor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor.


                   https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor
                   

              

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Modelos de cor e Componentes de imagem


O Pixel (sendo o plural pixels ou píxeis) (elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Pictures) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira

A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão).
Resultado de imagem para pixel e resolução 
O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Consequentemente, a resolução da imagem torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem (capturando todos os dados necessários) e o tamanho do arquivo.

Modelo CYMK

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores, e esta resulta da sobreposição das cores primárias (ciano, magenta e amarelo). O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel. tinta.
Resultado de imagem para modelo hsv  
Modelo HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (tonalidade), saturation (saturação) e value (valor). O HSVtambém é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até ao violeta*, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
padrão CMYK é mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul(Blue)), onde são usadas apenas três cores.


Modelo YUV
Resultado de imagem para yuv

Modelo YUV tem em conta a característica que nenhum dos modelos RGB, CMYK e HSV têm, ou seja, uma propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da luz do que da cor.

Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma independente. modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância


Modelo RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias – as que, em termos técnicos, não resultam da mistura de cores – cores essas, o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue).

As aplicações do modelo RGB estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por equipamentos electrónicos como monitores e ecrãs de televisão. Importância a que, antes de mais, devemos atribuir é ao facto de as cores emitidas por, suponhamos, um monitor de computador, são as que o olho humano é capaz de captar, ou seja, vermelho, azul e verde, que combinadas geram milhões de cores.
Resultado de imagem para rgb

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Fontes tipográficas e Nuvem de Palavras

A fonte tipográfica é classificada segundo as suas principais características, as serifas. Letras com serifas têm pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades das letras. As famílias sem serifa (sans-serif), também conhecidas como grotescas são o oposto das famílias tipográficas com serifa, ou seja, não possuem os traços e prolongamentos nos hastes da letra.
Resultado de imagem para com serifa e sem serifa
Resultado de imagem para fontes com escalada letrasA classificação de tipo de letras com serifa e
sem serifa é considerado como o principal sistema de diferenciação de letras. Exemplos de fontes com serifa são,Times New Roman, Bodoni e sem serifa são as  Gothic, Helvetica, etc.


Fontes bitmapped
A fonte bitmapped são armazenadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: Serif, MS Serif, Small Symbol.courier e MS Sans .


Fontes escalada
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto de formas contínuas.
 
Resultado de imagem para font bitmapped

Nuvem de Palavras
Existem vários criadores de nuvens de palavras online, pelo que usei o https://makewordart.com/ para criar a nossa nuvem de palavras. Nesta nuvem de palavras encontram-se alguns elementos do plantel do Sport Lisboa e Benfica.

 









                   

Padrões de codificação de caracteres

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres (como letras do alfabeto ou codigo Morse) e um conjunto de qualquer outra coisa, no caso de um computador relacionam-se com um conjunto de números binários. Para isso são utilizados vários conjuntos de caracteres, como por exemplo:
Ascii: que é um código padrão Americano para a troca de informação, tratando-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (como letras do alfabeto, sinais matemáticos etc) e 32 sinais de controlo. .

Unicode: é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Este padrão consiste em mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, entre outras coisas. Este padrão de codificação consegue codificar praticamente todos alfabetos, ao contrário do ascii que apenas consegue codificar um. 




"Evangelista" em ASCII                                               Fonte:ogre




Webgrafia:
http://www.glassgiant.com/ascii/
http://www.network-science.de/ascii/
http://www.network-science.de/ascii/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
http://dfmesteves.blogspot.pt/2012/10/padroes-de-codificacao-de-caracteres.html

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Representação digital

 A Representação digital, ou binária, da Informação, é a característica mais importante do sistema multimédia, pois é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico, dado que os meios dinâmicos e estáticos são representados digitalmente para poderem ser combinados numa aplicação multimédia. Assim, é necessário perceber como é representada a informação, para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha fundamentalmente com base no sistema binário.

O sistema numérico binário, ou de base dois, é um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos o 0 e 1

Toda a informação armazenada nos sistemas informáticos encontra-se codificada sob a forma de dígitos binários (assim como processadores e outros circuitos digitais).
A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos décimais ou outros tipos de dados do sistema informático.

8 bits= 1 byte

Conversão de um número decimal para binário:


Para converter um número decimal em um número binário é necessário efetuar sucessivas divisões por 2 até se obter um quociente igual a 1. Após as sucessivas divisões, forma-se o numéro binário colocando os bits por ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda ou de baixo para cima.
Nota: O quociente da última divisão (1) é incluído no número binário.


Conversão de um número binário para decimal:



Para converter um número binário em um número decimal é necessário colocar por ordem cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema binário, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa começando pela direita, ou seja, a base do último bit que aparece à direita é elevado a 0, a base do bit que aparece imediatamente à esquerda é elevado a 1 e assim sucessivamente, até ao primeiro bit do número binário. Para se obter o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.

Múltiplos de byte