terça-feira, 17 de outubro de 2017

Multimédia


 Considera-se a multimédia como a difusão de informação através da combinação de um tipo de média estática e um tipo de média dinâmica. É um método de comunicação através de vários meios como o som, a imagem, o texto, o qual permite que a informação seja transmitida, representada, processada e apresentada de forma digital. A multimédia possibilita ouvir música, ver filmes, jogar, transmitir e receber informação e cada vez mais começa a ser indispensável a sua presença no dia-a-dia.
 Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem (capturados e sintetizados).Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como:
  •   estáticos: representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.   
  • dinâmicos: referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
 Quanto à sua origem os media são considerados como:
  • capturados:são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia.
  • sintetizados: são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.

 Em termos de divulgação, os conteúdos multimédia podem ser distribuídos de dois modos:

Resultado de imagem para multimedia
  • Online: disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efetuada atavés de uma rede informática, por exemplo.
  • Offline: a divulgaçao é efetuada através de suportes de armazenamento, como por exemplo uma pendrive ou um disco externo.

 A multimédia é uma forma de comunicação excelente pelo que deve ser desfrutada por todas as pessoas.



Webgrafia:












Ergonomia Informática

 Ergonomia informática é ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
 A ergonomia tem como objetivo aumentar a eficiência organizacional (produtividade e lucros) e aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador.
Resultado de imagem para ergonomia informática  A utilização do  do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados especiais no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo ao uso de equipamentos apropriados até às pausas e exercícios laborais. Algumas das regras são:

· Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor.

· É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.

· Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.

· Manter os acessórios e elementos para o desempenho laboral a uma distância de fácil acesso.

· Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita laborar confortavelmente.

· Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.


É um facto inquestionável que as máquinas possibilitam ao homem realizar diversas tarefas e a uma velocidade incrível. Contudo é necessário saber utilizá-los de forma segura e com uma posição adequada.



Webgrafia:


terça-feira, 10 de outubro de 2017

Código QR


Código QR  é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telemóveis equipados com câmara. Esse código é convertido num  texto (interativo), um endereço URL , um número de telefone, uma localização ou um SMS. Atualmente, o QR code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros). Revistas publicam códigos QR para que leitores possam aceder nos seus smartphones e computadores a algum conteúdo extra relacionado às matérias.

 Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de televisão.

Aqui estão alguns exemplos de QR codes personalizados.

Para criar e personalizar o vosso próprio QR Code acedam a este site: https://www.qrstuff.com/






segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Interatividade, Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Interatividade

A interatividade num ambiente virtual pode ser definida como a possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema e o modo como faz, quer seja através de ações efetuadas neste ou nos seus objetos. A partir daí, o sistema muda, adaptando-se e criando novas situações ao utilizador.



Realidade virtual

 A Realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos destes.Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

 Os ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais que existem apenas no ciberespaço.

•      A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real.
•      A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objetivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.


Realidade aumentada

A Realidade aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.
A Realidade aumentada é desenvolvida através de software e utilizada em dispositivos móveis misturando componentes digitais com o mundo real de tal forma que estes se possam complementar.

Esta tecnologia está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. 
Define-se realidade aumentada como um sistema que:
Combina elementos virtuais com o ambiente real;
É interativa e tem processamento em tempo real;
É concebida
em três dimensões.   


Em conclusão, a Realidade Virtual transmite a percepção de se estar em um outro lugar (um ambiente virtual) enquanto a Realidade aumentada acrescenta objetos virtuais ao ambiente real. Ela não nos leva para outro lugar, ela traz figuras para perto de nós.



                    https://www.youtube.com/watch?v=SP8wSw4bBuA